Faz Mal

Cafeína em Cápsulas Faz Mal

Descubra se cafeína em cápsulas faz mal a sua saúde

A cafeína em cápsulas é um suplemento alimentar, que serve como estimulante cerebral, ótimo para melhorar o desempenho durante estudos e trabalho, além de ser muito usado por praticantes de atividades físicas e atletas, por ativar o metabolismo e dar disposição.

Faz Mal?

O efeitos colaterais da cafeína derivam da estimulação cerebral, que causa irritabilidade, agitação, insônia, tontura, tremores e batimentos cardíacos acelerados. Também pode ter um efeito irritativo no estômago e intestino, podendo causar, enjôo, vômitos e diarréia.

A cafeína causa tolerância, e, por isso, podem ser necessárias doses cada vez maiores para causar o mesmo efeito ao longo do tempo. Além disso, também causa dependência física, pois algumas pessoas que consomem diariamente podem ter sintomas de abstinência quando seu uso é interrompido, como dor de cabeça, cansaço e irritabilidade. Estes efeitos levam de 2 dias a 1 semana para desaparecerem, e podem ser evitados se o uso da cafeína não for diário.

Quem não deve usar

A cafeína em cápsulas está contra-indicada para pessoas com alergia à cafeína, crianças, grávidas, na amamentação, e em pessoas com pressão alta, arritmia, doenças do coração ou úlceras no estômago.

O uso da cafeína deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.

Além disso, pessoas que usam antidepressivos do tipo IMAO, como Fenelzina, Pargilina, Seleginina, Iproniazida, Isocarboxazida e Tranilcipromina, por exemplo, devem evitar doses altas de cafeína, pois pode haver uma associação de efeitos que causam pressão alta e batimentos cardíacos acelerados.

Tags

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close
Close